Vigília – 03/12/2022

O pastor deu início a palavra relembrando o assunto do culto “Neemias, meu herói” ministrado na última terça. E introduz a leitura da pregação no livro de Esdras. Antes ele faz menção de 4 homens que fizeram o processo de retorno a Jerusalém( Esdras, Neemias,Ageu e Zacarias ) e de 2 que profetizaram a saída ( Jeremias e Ezequiel).

Após ler o cap 1° de Esdras o pastor enfatiza que apesar desses escritos serem considerados por muitos como históricos, nós devemos ter a convicção que são proféticos.

No meio desse assunto o pastor diz que o cristão deve ter duas coisas essenciais na sua vida: PERSEVERANÇA E PACIÊNCIA;sendo citado também que Deus não defende o sistema de protecionismo, Ele perdoa quem arrependido o busca, mas que Ele deixa algo como punição. Pois como citou o profeta WMB “teus pecados vão te encontrar” e aí ele cita como exemplo o rei Davi que por buscar oportunidades erradas Deus não o poupou,punindo-o futuramente com a divisão de seu reino (Roboão x Jeroboão) o q acabou com a sua glória, porque como bem citado AQUILO QUE NASCE DE DIVISÃO NÃO PRESTA! 

Abraão também é lembrado, assim como a sua nação que também por questão de divisão (não estavam em unidade em Cristo, pois reclamavam , desobedeciam e murmuravam) foram punidos por Deus durante a travessia do deserto( saíram cerca de 2 milhões de judeus do Egito, mas apenas dois entraram na terra prometida , Josué e Calebe.

O pastor entra no capítulo 2 de Esdras dizendo q a passagem se resume em relação de nomes… mais propriamente dos que queriam reconstruir o templo, ou seja, dos que queriam ver a glória do segundo templo.

Já passando para o 3° capítulo,é citada  a primeira leva de pessoas que queriam reconstruir o templo…onde seria contruido primeiramente O ALTAR que era o lugar o qual o cordeiro era sacrificado( purificação pelo sangue). E o pregador faz menção que assim como lá nós precisamos primeiro é que o cordeiro fale por nós, ou seja, para a nossa restauração precisamos primeiro que tudo do sangue de Jesus em nossas vidas. 

No cap 4 o pastor nos faz entender que agora é a hora de fazermos o projeto funcionar e que ,com ou sem ajuda/aliança,nós devemos e vamos avançar! Mas primeiro precisamos acertar a nossa vida com sinceridade e que o poder sobrenatural de Deus esteja acima de letras, para termos um verdadeiro avivamento,caso contrário estaremos fadados a apenas uma teologia morta. Lembrando-nos também que Deus nos estabeleceu apenas um limite: “NÃO SAIA DA PALAVRA”. O que importa é obedecer a Deus e não aos homens. 

Já nos caps 5 e 6 ainda do livro de Esdras o pastor cita Ageu e Zacarias que eram profetas que profetizaram para os judeus que viviam em Judá.E dentro desse assunto ele nos recorda que apesar dos muitos empencilhos que os edificadores tiveram na reconstrução dos muros o trabalho teve continuidade e nos diz q assim como lá não devemos desistir da nossa restauração… precisamos perseverar porque Deus nos quer dá uma alegria sem limites e Ele mesmo é o rei  que sustenta a nossa obra. 

Por fim , o pastor fala que não há mais tempo para pararmos, nem mesmo retrocedermos; não devemos nos acovardar e que precisamos sair da zona de conforto porque acima de tudo o Senhor dos exércitos é conosco. Encerrando assim a sua pregação com uma oração junto à igreja para sermos melhores e consertarmos nossas vidas. 

Participações:

  • Ir.Dieu Ekoka

Leu João cap 5 

Afirmou que precisamos ter a coragem de sustentar a nossa fé, pois existe um Deus intenso em ajudar as pessoas que põe fé nEle.

Precisamos estar preparados para receber coisas maravilhosas em nossas vidas.Devemos confiar sem se preocupar. 

  • Ir.José Roberto

Leu 2° Reis cap 14

Disse que precisamos nos identificar com o céu, que como Deus preenche os céus Ele também nos preenche. E se Deus está conosco, onde tivermos também acontecerá milagres( onde eu tocar abençoado será).

  • O que une o homem a Deus é a obediência e o que os separa é a transgressão e o pecado.

  • Se você faz uma má semeadura, você viverá em problemas.

  • Ir.Cláudio Júnior 

“Eis que eu farei uma casa nova”

  • Relata que Deus nos dará algo novo, grande e que nunca foi experimentado na face da terra , mas antes de recebermos devemos tampar nossas brechas tendo um verdadeiro arrependimento.

  • Ir. Francisco Dantas

“Uma grande obra precisa de um grande homem”

Cita que pequenas obras qualquer um faz, mas uma grande obra é cercada de trabalhos, perigos, fadiga e oposição e é preciso de alguém que pense grande para comandá-la.

  • Deus não colocaria em nosso coração algo que ele não pudesse fazer acontecer! É um fundo clamando outro fundo.