A IGREJA DE TIATIRA .

Tiatira foi a quarta igreja das setes igrejas do Apocalipse. A duração da era de Tiatira foi de 606 d.C à 1520 d.C. Na cidade de Tiatira surgiu a primeira convertida de Paulo, chamada Lídia, vendedora de púrpura.

Naquela época não existiam templos. Eles só foram construídos e liberados depois de 4 séculos, com a ascensão de Constantino ao trono, quando a igreja se casou com a política.

Tiatira era uma cidade pagã que adorava ao deus Apolo, filho de Zeus. Todos comerciantes também deveriam adorar a esta divindade. A sacerdotisa era uma mulher. Por isso, esta era traz a característica do domínio feminino, na figura de Jezabel, estabelecendo aqui o Jezabelismo.

Os comerciantes tinham que adorar a esta divindade, ou eles morreriam de fome.

“Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.” Apocalipse 2:19,20

Eu gravei um vídeo em Tiatira, falando mais sobre esta igreja. Vou deixar o vídeo aqui para você assistir.